Bem vindos a CRISÓPOLIS
terça-feira, 25 de junho de 2013
sexta-feira, 21 de junho de 2013
REVOLUÇÃO FRANCESA
Link da música: http://www.4shared.com/mp3/Lmu3cEdU/09-revoluo_francesa.htmlMúsica: Chi bom bom – As MeninasFrança tem revolução. (repete 4 X)Terceiro Estado em situação precária
É só quem trabalha e também quem paga imposto »» BISE a nobreza cada vez fica mais rica.E a burguesia cada vez ta mais aflita.E o resultado todo mundo já conhece
(Que) tá faltando pão lá na mesa do pobre. »» BISFrança tem revolução. (repete 4 X)Com a Bastilha começou a nossa história.
E a revolução se espalhou no país todo. »» BISE a convenção tem de um lado os GirondinosE contra eles aparecem os Jacobinos.E o terror todo mundo já conhece.
Quem cortou cabeças foi Robespierre. »» BISFrança tem revolução. (repete 4 X)
FONTE: http://soprahistoriar.blogspot.com.br/search/label/Revolu%C3%A7%C3%A3o%20Francesa
Filme - O menino de Carvão - Sem Direito de Ser
Um emocionante filme que retrata o grave problema da exploração do trabalho infantil.
Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.
O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos,e
países emergentes como no Brasil, onde nas regiões mais pobres este
trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à
necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias
são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de
trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores
em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor
monetário.
Apesar de os pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é
hábito dos juízes puni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem
contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil
PDDEREX - Caixa Escolar
Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE
O PDDE consiste na assistência financeira às
escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do
Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas
por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a
melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão
escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os
recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos,
de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.
O demonstrativo abaixo apresenta os valores de capital e custeio que a Escola Municipal Professor Edgard Santos recebeu para o exercício 2013. Ficamos muito felizes com estes valores que contribuem para a autonomia financeira da escola, garantindo a gestão democrática e participativa.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php/?option=com_content&id=12320; http://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.PDDEREX_4_PC?p_ano=2013&b_ver=3&p_cgc=02831715000111&p_tip=E&p_prog=02
Normas mais rigorosas na alimentação escolar visam promover a saúde e evitar doenças
O Programa Nacional de
Alimentação Escolar (PNAE) determinou normas mais rigorosas para
garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos das redes
públicas e evitar doenças como hipertensão e obesidade. A partir de
agora, por exemplo, fica mais limitada a quantidade de sódio e a oferta
de doces na alimentação escolar.
A quantidade máxima de sódio em uma
refeição é de 400 mg. No caso de duas refeições, não pode ultrapassar
600 mg. Para período integral e oferta de três ou mais refeições, o
sódio total é de, no máximo, 1.400 mg. Os doces ou preparações doces,
por sua vez, ficam limitados a duas porções por semana, sendo que cada
uma não pode ter mais do que 110 kcal.
“Com essas medidas, nós queremos
promover a alimentação mais saudável possível e prevenir as doenças
crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade, hipertensão e
aumento do colesterol, entre outras”, afirma Rosane Nascimento Silva,
coordenadora de Alimentação e Nutrição do PNAE.
Responsável pelo Programa Nacional de
Alimentação Escolar (PNAE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação (FNDE) publicou as novas regras na edição de ontem, 18, do
Diário Oficial da União (DOU). A Resolução do FNDE nº 26/2013 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar no âmbito do PNAE.
O PNAE também aumentou o leque de
produtos proibidos na alimentação escolar. Além de refrigerantes e
refrescos artificiais, estados e municípios não podem comprar com os
recursos do FNDE bebidas e concentrados à base de xarope de guaraná ou
groselha, chás prontos para consumo e outras bebidas similares. “Isso é
açúcar puro e tem baixo valor nutricional”, diz Rosane.
A resolução determinou ainda que os
alunos de creches em período parcial recebam no mínimo duas refeições,
com pelo menos 30% das necessidades nutricionais diárias supridas. No
caso de creches em período integral, devem ser ofertadas no mínimo três
refeições, suprindo ao menos 70% das necessidades nutricionais diárias.
“Os alunos das creches estão numa
importante fase do crescimento e precisam de um aporte maior de
nutrientes e refeições mais fracionadas”, completa a coordenadora.
Com a publicação da Resolução nº
26/2013, o PNAE também ampliou o seu atendimento. Todos os alunos que
estudam em tempo integral passam a ser contabilizados nos repasses
financeiros feitos pelo FNDE. Antes o programa abrangia apenas os
estudantes de ensino integral de escolas inscritas no Programa Mais
Educação, do Ministério da Educação.
Além disso, os alunos do ensino regular
público que também tiverem matrícula em instituição de Atendimento
Educacional Especializado (AEE), em turno distinto, serão atendidos
duplamente pelo PNAE.
A nova norma alterou ainda a metodologia
para apuração de preços de mercado para a compra direta da agricultura
familiar. Antes a referência eram os preços praticados no âmbito do
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Agora, o valor terá como base o
preço médio pesquisado em, no mínimo, três mercados.
A resolução também traz a nova sistemática de prestação de contas do programa, feita por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC – Contas Online), e modificações referentes ao Conselho de Alimentação Escolar, entre outras alterações.
Veja a íntegra da Resolução nº 26/2013
Autor: FNDE
http://www.fnde.gov.br/fnde/sala-de-imprensa/noticias/item/4627-normas-mais-rigorosas-na-alimenta%C3%A7%C3%A3o-escolar-visam-promover-a-sa%C3%BAde-e-evitar-doen%C3%A7asterça-feira, 18 de junho de 2013
Prestação de Contas PDDE 2012
Saldo reprogramado do Exercício anterior: Capital: R$ 658, 61 Custeio: R$ 749,22
Valor Recebido no exercício: Capital: 5.705, 11 Custeio R$ 8.557, 67 Total: R$ 14.262,78
Valor total da receita: Capital: R$ 6.363,72 Custeio: R$: 9.545, 60 Total: R$ 15909.32
PAGAMENTOS EFETUADOS
Maskate (CNPJ: 73.693.665/0004-44) - {Capital} R$ 2.522,20 (Nº da Nota - 033.2012)
MasKate (CNPJ: 73.693.665/0004-44) {custeio} R$ 5.909,40 (Nº da Nota - 033.211)
Adauri José Dantas (CNPJ: 34.102.764/0001-00) {custeio} R$ 2.579,50 (Nº da nota - 000.134)
Executiva Comércio Maq. e Equip. LTDA (CNPJ: 14.729.826/0001-09) {capital} R$ 1.040,00 (Nº da Nota 009.409)
domingo, 16 de junho de 2013
Aula sobre Bilhete
Objetivo: Conhecer o gênero textual bilhete, produzindo um texto deste gênero para estabelecer uma comunicação entre os pais.
Procedimentos: Inicialmente a professora apresentará modelos de bilhetes a classe, em seguida estabelecerá uma conversação sobre o gênero textual. Logo após explicará a estrutura do texto e a sua importância na comunicação entre as pessoas. A seguir, a professora solicitará que os alunos produzam um bilhete para os pais solicitando uma fruta para ser feito uma salada de fruta no dia seguinte.
Finalizando esta aula, no dia seguinte cada aluno com a sua fruta, a professora junto com a classe vai fazer a salada de frutas e degustar a sobremesa feita pela turma.
Ação Motivar
Projeto motivacional para os alunos das classes de Educação de Jovens e Adultos. A palestrante Dr. Ana Paula Almeida, formada em fisioterapia ensina os alunos a manterem uma boa postura preservando a coluna vertebral. De forma dinâmica e descontraída ensinou a galera a desenvolver as atividades diárias de forma ergonômica, contribuindo assim para o bem-estar. Logo após a palestra foi realizado uma atividade laboral que descontraiu todo o grupo.
Os alunos e os professores gostaram muito da primeira atividade do projeto Ação Motivar. A nossa próxima a atividade será realizada no dia 21/06, com um filme motivacional sobre superação e determinação.
Esperamos que este projeto que consiste na apresentação de palestras, filmes e oficinas práticas possamos motivar nossos alunos pelos estudos e com isso ajudá-los a permanecer e a frequentar a escola diminuindo os índices de reprovação.
Provas de atletismos realizadas no pátio da escola e na Avenida Professor Nélson Santiago. Foi maravilhoso ver a empolgação e a participação nas provas. Estavam dispostos a demonstrar o espírito do atletismo, mostrando perseverança, atitude e determinação em competir. Os nossos campeões irão representar a escola na etapa regional, e com certeza iremos para a Nacional.
Garra, Determinação, o Edgard será sempre o campeão......
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