sexta-feira, 21 de junho de 2013


Homenagem aos Professores

A Escola Municipal Professor Edgard Santos, tem a honra de parabenizar os professores por sua dedicação a arte de ensinar, contribuindo para formação acadêmica e social dos crisopolenses.

PDDEREX - Caixa Escolar

Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.
O demonstrativo abaixo apresenta os valores de capital e custeio que a Escola Municipal Professor Edgard Santos recebeu para o exercício 2013. Ficamos muito felizes com estes valores que contribuem para a autonomia financeira da escola, garantindo a gestão democrática e participativa.
 
 Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php/?option=com_content&id=12320; http://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.PDDEREX_4_PC?p_ano=2013&b_ver=3&p_cgc=02831715000111&p_tip=E&p_prog=02

Normas mais rigorosas na alimentação escolar visam promover a saúde e evitar doenças

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) determinou normas mais rigorosas para garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos das redes públicas e evitar doenças como hipertensão e obesidade. A partir de agora, por exemplo, fica mais limitada a quantidade de sódio e a oferta de doces na alimentação escolar.
(Foto: portal FNDE)
(Foto: portal FNDE)
A quantidade máxima de sódio em uma refeição é de 400 mg. No caso de duas refeições, não pode ultrapassar 600 mg. Para período integral e oferta de três ou mais refeições, o sódio total é de, no máximo, 1.400 mg. Os doces ou preparações doces, por sua vez, ficam limitados a duas porções por semana, sendo que cada uma não pode ter mais do que 110 kcal.
“Com essas medidas, nós queremos promover a alimentação mais saudável possível e prevenir as doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade, hipertensão e aumento do colesterol, entre outras”, afirma Rosane Nascimento Silva, coordenadora de Alimentação e Nutrição do PNAE.
Responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou as novas regras na edição de ontem, 18, do Diário Oficial da União (DOU). A Resolução do FNDE nº 26/2013 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar no âmbito do PNAE.
O PNAE também aumentou o leque de produtos proibidos na alimentação escolar. Além de refrigerantes e refrescos artificiais, estados e municípios não podem comprar com os recursos do FNDE bebidas e concentrados à base de xarope de guaraná ou groselha, chás prontos para consumo e outras bebidas similares. “Isso é açúcar puro e tem baixo valor nutricional”, diz Rosane.
A resolução determinou ainda que os alunos de creches em período parcial recebam no mínimo duas refeições, com pelo menos 30% das necessidades nutricionais diárias supridas. No caso de creches em período integral, devem ser ofertadas no mínimo três refeições, suprindo ao menos 70% das necessidades nutricionais diárias.
“Os alunos das creches estão numa importante fase do crescimento e precisam de um aporte maior de nutrientes e refeições mais fracionadas”, completa a coordenadora.
Com a publicação da Resolução nº 26/2013, o PNAE também ampliou o seu atendimento. Todos os alunos que estudam em tempo integral passam a ser contabilizados nos repasses financeiros feitos pelo FNDE. Antes o programa abrangia apenas os estudantes de ensino integral de escolas inscritas no Programa Mais Educação, do Ministério da Educação.
Além disso, os alunos do ensino regular público que também tiverem matrícula em instituição de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em turno distinto, serão atendidos duplamente pelo PNAE.
A nova norma alterou ainda a metodologia para apuração de preços de mercado para a compra direta da agricultura familiar. Antes a referência eram os preços praticados no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Agora, o valor terá como base o preço médio pesquisado em, no mínimo, três mercados.
A resolução também traz a nova sistemática de prestação de contas do programa, feita por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC – Contas Online), e modificações referentes ao Conselho de Alimentação Escolar, entre outras alterações.
Veja a íntegra da Resolução nº 26/2013
Autor: FNDE
http://www.fnde.gov.br/fnde/sala-de-imprensa/noticias/item/4627-normas-mais-rigorosas-na-alimenta%C3%A7%C3%A3o-escolar-visam-promover-a-sa%C3%BAde-e-evitar-doen%C3%A7as

terça-feira, 18 de junho de 2013

Prestação de Contas PDDE 2012


Saldo reprogramado do Exercício anterior:      Capital: R$ 658, 61     Custeio: R$ 749,22

Valor Recebido no exercício: Capital: 5.705, 11       Custeio R$ 8.557, 67        Total: R$ 14.262,78

Valor total da receita: Capital: R$ 6.363,72             Custeio: R$: 9.545, 60   Total: R$ 15909.32

PAGAMENTOS EFETUADOS          

Maskate (CNPJ: 73.693.665/0004-44) - {Capital} R$ 2.522,20 (Nº da Nota - 033.2012)
MasKate (CNPJ: 73.693.665/0004-44) {custeio} R$ 5.909,40 (Nº da Nota - 033.211)
Adauri José Dantas (CNPJ: 34.102.764/0001-00) {custeio} R$ 2.579,50 (Nº da nota - 000.134)
Executiva Comércio Maq. e Equip. LTDA (CNPJ: 14.729.826/0001-09) {capital} R$ 1.040,00 (Nº da Nota 009.409) 

domingo, 16 de junho de 2013

Aula sobre Bilhete


Objetivo: Conhecer o gênero textual bilhete, produzindo um texto deste gênero para estabelecer uma comunicação entre os pais.
Procedimentos: Inicialmente a professora apresentará modelos de bilhetes a classe, em seguida estabelecerá uma conversação sobre o gênero textual. Logo após explicará a estrutura do texto e a sua importância na comunicação entre as pessoas. A seguir, a professora solicitará que os alunos produzam um bilhete para os pais solicitando uma fruta para ser feito uma salada de fruta no dia seguinte.
Finalizando esta aula, no dia seguinte cada aluno com a sua fruta, a professora junto com a classe vai fazer a salada de frutas e degustar a sobremesa feita pela turma. 




   Ação Motivar

Projeto motivacional para os alunos das classes de Educação de Jovens e Adultos. A palestrante Dr. Ana Paula Almeida, formada em fisioterapia ensina os alunos a manterem uma boa postura preservando a coluna vertebral. De forma dinâmica e descontraída ensinou a galera a desenvolver as atividades diárias de forma ergonômica, contribuindo assim para o bem-estar. Logo após a palestra foi realizado uma atividade laboral que descontraiu todo o grupo. 
Os alunos e os professores gostaram muito da primeira atividade do projeto Ação Motivar. A nossa próxima a atividade será realizada no dia 21/06, com um filme motivacional sobre superação e determinação.
Esperamos que este projeto que consiste na apresentação de palestras, filmes e oficinas práticas possamos motivar nossos alunos pelos estudos e com isso ajudá-los a permanecer e a frequentar a escola diminuindo os índices de reprovação.







Provas de atletismos realizadas no pátio da escola e na Avenida Professor Nélson Santiago. Foi maravilhoso ver a empolgação e a participação nas provas. Estavam dispostos a demonstrar o espírito do atletismo, mostrando perseverança, atitude e determinação em competir. Os  nossos campeões irão representar a escola na etapa regional, e com certeza iremos para a Nacional.
Garra, Determinação, o Edgard será sempre o campeão......

Programa Nacional Atleta na Escola

         A Escola Municipal Professor Edgard Santos aderiu ao programa de iniciação esportiva, incentivando a prática de esportes no âmbito escolar. Acreditamos que a nossa escola que a nossa escola revelará atletas para participar nas Olimpíadas.

domingo, 28 de abril de 2013

A Tarde na Escola



A Escola Municipal Professor Edgard Santos desenvolve o projeto A Tarde na Escola.O projeto visa o desenvolvimento da prática da leitura a partir do suporte textual "jornal". Através deste veículo as crianças tem acesso as diferentes gêneros textuais e absorvem de forma dinãmicas diversas notícias e informações do Brasil e do mundo. A professora Credilza Marques, lecionando a disciplina de Língua Portuguesa abraçou o projeto e sente-se muito feliz em ver seus alunos empolgados ao ler e explorar o jornal em sala de aula.

sábado, 5 de janeiro de 2013

TEXTO SOBRE GESTÃO ESCOLAR


                                  TEXTO SOBRE GESTÃO ESCOLAR

                    A escola publica é um espaço privilegiado para o exercício da democracia, pois sua função deve estar diretamente ligada aos interesses da população em geral. Ao fazer tal afirmação, queremos mostrar a necessidade de uma convivência participativa, para que todos os atores envolvidos na escola possam participar na busca de objetivos comuns. Isso implica em desenvolver a capacidade de debater, elaborar, organizar e aceitar as regras que são estabelecidas coletivamente. Segundo Romão (1997:34) O projeto da escola não é responsabilidade apenas de sua direção. Ao contrário, numa gestão democrática, a direção é escolhida a partir do reconhecimento da competência e liderança de alguém capaz de executar um trabalho coletivo.
               O principio da gestão democrática tal como foi prescrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9396/96) e estabelecido na Constituição Brasileira de 1988, Art. 206 inciso VI, provoca um novo aprendizado no fazer pedagógico-político e administrativo da escola. Dentre os princípios colocados nestes documentos legais destacamos 4 (quatro) deles, alem da gestão democrática, sobre os quais os gestores e toda a comunidade escolar devem estar atentos nos projetos pedagógicos de cada instituição escolar, são eles: a) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; b) liberdade de aprender, de ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; c) pluralismo de idéias e concepções pedagógicas...; d) garantia de padrão de qualidade.
             É importante destacarmos o trabalho coletivo como condição para o exercício de uma gestão democrática. A gestão é a canalização dos processos internacionais, do trabalho conjunto, para se chegar uma decisão e, o gestor é aquele que assume a responsabilidade de liderar e mobilizar a comunidade escolar e local para atingir os objetivos do projeto da escola. De acordo com LIBÂNEO (2001:78) a gestão é a atividade pela qual mobilizamos meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico - administrativo.
              O desenvolvimento de atividades e ações coletivas na prática fruto de interesse e vontade das comunidades escola e local é a forma de exercitar a democracia. Não é uma tarefa fácil. A presença de vária idéias e diferentes pontos de vista geram conflitos, contradições, mas só o diálogo entre professores, equipe gestora e comunidade, podem contribuir na efetivação de um projeto de escola, que busque a qualidade do ensino e o sucesso do aluno. Ao elaborarmos um projeto político- pedagógico, ao redigirmos o regimento Escolar, ao organizarmos os Conselhos da instituição educacional e outras formas de organização da escola, devemos estar atentos para a consolidação dos princípios de uma gestão democrática.
            Alem disso é de fundamental importância, ressaltar o papel do educador como sujeito na mediação pelas transformações sociais, extremamente necessárias em nosso país, qualquer que seja a função que ele ocupa na estrutura da escola, a explicitação da escola publica como espaço possível para a concretização de uma educação voltada para os interesses da sociedade brasileira, revertendo uma distorção, que perdurou durante muito tempo, na nossa trajetória educacional, na qual a educação popular era exclusivamente identificada como educação informal e a autonomia da escola é o ponto de partida para a construção de uma gestão democrática. Nessa perspectiva, a escola deve construir a sua identidade para gerir o processo de construção do conhecimento, passando do discurso à ação refletida, contando com a liderança dos seus educadores e dos meios necessários para o exercício e cumprimento de sua função social, construir o conhecimento por meio de uma ação democrática com vistas a emancipação humana.
          A escola precisa ser transformada num espaço de debates, de estudos, de questionamentos, de planejamentos e de decisões de forma participativa. São fundamentais os trabalhos em parcerias, as reflexões coletivas e socializadas, baseadas no diálogo e na solidariedade de equipe. O processo educacional só se transforma e se torna mais competente na medida em que seus participantes tenham consciência de que são co-responsáveis pelo seu desenvolvimento e seus resultados. (LÜCK,p.76).
          A escola deve ter clareza dos limites sócio-histórico e conflituosos e, sobre tudo, das possibilidades de uma pratica social que favoreça a articulação, a valorização profissional, a capacitação continuada e a qualidade do ensino.
         A gestão contemporânea é composta por diferentes personagens que executam atribuições diferenciadas na escola. Pensando assim, por meio da gestão democrática pretende-se assegurar recursos para melhorar a qualidade de ensino visando a integração e participação de todos envolvidos no processo educacional. Nesta perspectiva existe a necessidade de que haja articulação e determinações relacionadas ao cotidiano escolar, não apenas entre os funcionários da escola, aos pais, professores e alunos, mas também com a comunidade local. Assim, entende que a atuação dos profissionais, tem o objetivo de transformar a educação, visando uma sociedade mais justa, atuante e participativa.    

Autor: Nélson Santiago Filho