terça-feira, 20 de agosto de 2013
domingo, 11 de agosto de 2013
Escolha do Livro Didático PNLD - 2014
No último sábado (10), os professores da Escola Municipal Professor Edgard Santos se reuniram para a escolha do Livro Didático do PNLD/2014. Foi um processo democrático, onde os educadores analisaram cada aspecto das obras destinadas à escola, a saber, atividades, figuras e imagens, manual do professor, características dos gêneros textuais, recursos digitais, etc.
As obras selecionadas foram:
LÍNGUA PORTUGUESA |
1ª OPÇÃO | 27399COL01 - JORNADAS.PORT - LÍNGUA PORTUGUESA |
2ª OPÇÃO | 27403COL01 - TECENDO LINGUAGENS |
MATEMÁTICA |
1ª OPÇÃO | 27454COL02 - PRATICANDO MATEMÁTICA |
2ª OPÇÃO | 27408COL02 - MATEMÁTICA - BIANCHINI |
HISTÓRIA |
1ª OPÇÃO | 27389COL06 - HISTÓRIA SOCIEDADE & CIDADANIA - EDIÇÃO REFORMULADA |
2ª OPÇÃO | 27457COL06 - PROJETO ARARIBÁ - HISTÓRIA |
GEOGRAFIA |
1ª OPÇÃO | 27461COL05 - PROJETO RADIX - GEOGRAFIA |
2ª OPÇÃO | 27396COL05 - JORNADAS.GEO - GEOGRAFIA |
CIÊNCIAS |
1ª OPÇÃO | 27344COL04 - CIÊNCIAS NOVO PENSAR - EDIÇÃO RENOVADA |
2ª OPÇÃO | 27455COL04 - PROJETO ARARIBÁ - CIÊNCIAS |
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS |
1ª OPÇÃO | 27320COL44 - ALIVE! |
2ª OPÇÃO | 27394COL44 - IT FITS |
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Saeb: Avaliações serão realizadas entre 11 e 21 de novembro
Saeb: Avaliações serão realizadas entre 11 e 21 de novembro
26/06/2013
As provas da edição de 2013 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão aplicadas entre os dias 11 e 21 de
novembro próximo, em todas as unidades da Federação. O Saeb é composto
pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), pela Avaliação
Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, e
pela Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana).
O resultado da Ana está previsto para 31 de maio de 2014. Em 31 de julho do próximo ano serão conhecidos os da Anresc e da Aneb.
Compõem a Aneb provas de leitura,
matemática e questionários aplicados a um grupo (amostra) de estudantes
do quinto e do nono anos do ensino fundamental regular e do terceiro ano
do ensino médio das redes pública e particular. Da Anresc, participam
todas as escolas com pelo menos 20 estudantes do quinto e do nono anos
do ensino fundamental regular, matriculados em escolas públicas de zonas
urbanas e rurais. Serão aplicadas provas de leitura, matemática e
questionários.
Portaria do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicada nesta terça-feira,
25, estabelece a inclusão, em caráter experimental, do teste de ciências
a alunos do nono ano do ensino fundamental da Anresc e do nono ano do
ensino fundamental e do terceiro do ensino médio da Aneb. A aplicação
implica dois dias de provas.
A Ana contará com provas de leitura e
escrita e de matemática. Serão avaliados estudantes matriculados no
terceiro ano do ensino fundamental de escolas públicas das áreas urbana e
rural organizadas no regime de nove anos.
A Portaria do Inep nº 304, de 21 de junho de 2013, com as normas e o cronograma das avaliações, foi publicada noDiário Oficial da União desta terça-feira, 25, seção 1, página 33.
Autor: MEC
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18833:avaliacoes-serao-realizadas-entre-11-e-21-de-novembro-&catid=211&Itemid=86sábado, 29 de junho de 2013
Vamos salvar o meio ambiente
Turma da Mônica: Um plano para salvar o mundo
É cada vez mais necessário que todos os homens se conscientizem da necessidade de preservação do meio ambiente. O planeta terra pede socorro, uma vez que as pessoas não sabem conviver com a natureza, extrai as riquezas de forma abusiva e desrespeitosa. O fato de não pensar no futuro e não ter uma consciência ecológica tem contribuído para a degradação do meio ambiente. É preciso que os jovens possam ser colaboradores no processo educativo em prol do meio ambiente.
A Turma da Mônica mostra como em pequenas ações podemos estar salvando o mundo. Podemos conviver com a natureza, extraindo suas riquezas e forma saudável e consciente. Todos precisamos tomar muito cuidado com utilizamos o meio ambiente, pois uma natureza sadia repercutirá em uma sociedade saudável.
sexta-feira, 28 de junho de 2013
8ª série A/2013 |
Arte Barroca em sabão: Arquitetura da cidade de Crisópolis-BA |
BARROCO
Origens e Características do Barroco
O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas
artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O
berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros
países europeus como, por exemplo, a Holanda, a
Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na
América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que
viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
Contexto histórico
O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de
Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido
muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando
muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca
surge neste contexto e
expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
Os
artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As
obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e
expressam as emoções da vida e do ser humano.
A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de irregularidade.
O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características do barroco estão presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com frequência.
A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de irregularidade.
O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características do barroco estão presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com frequência.
BARROCO
EUROPEU
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
As
esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções,
principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento
exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da
cor dourada.
O
pintor renascentista italiano Tintoretto
é considerado um dos precursores do Barroco na Europa, pois muitas de suas
obras apresentam, de forma antecipada, importantes características barrocas.
Podemos
citar
como principais artistas do barroco: o espanhol Velásquez, o italiano
Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses
Rembrandt e Vermeer e o
flamengo Rubens.
BARROCO
NO BRASIL
O
barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém,
com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção
artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no
chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um
intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
No
campo da Literatura, podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra, também
conhecido como "Boca do Inferno". Ele é considerado o mais importante
poeta barroco brasileiro.
Outro
importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que
ganhou destaque com seus sermões.
terça-feira, 25 de junho de 2013
Parecer do CNE sobre hora-atividade
Parecer do CNE sobre hora-atividade
- Publicado em Segunda, 10 Junho 2013 16:25
Na
última semana, o parecer número 18 de 2012 do Conselho Nacional de
Educação e da Câmara de Educação Básica, que trata da hora-atividade,
foi aprovado por unanimidade em reunião do Conselho.
A relatora do parecer é Maria Izabel
Noronha, presidente da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino
Oficial do Estado de São Paulo), filiada à CNTE.
Neste link você tem acesso ao conteúdo do parecer 18/12, que aguarda a atualização oficial no site do MEC.
Fonte: http://www.cnte.org.br/index.php/comunicacao/noticias/12042-acesse-o-parecer-cne-ceb-n-18-12.html
sexta-feira, 21 de junho de 2013
REVOLUÇÃO FRANCESA
Link da música: http://www.4shared.com/mp3/Lmu3cEdU/09-revoluo_francesa.htmlMúsica: Chi bom bom – As MeninasFrança tem revolução. (repete 4 X)Terceiro Estado em situação precária
É só quem trabalha e também quem paga imposto »» BISE a nobreza cada vez fica mais rica.E a burguesia cada vez ta mais aflita.E o resultado todo mundo já conhece
(Que) tá faltando pão lá na mesa do pobre. »» BISFrança tem revolução. (repete 4 X)Com a Bastilha começou a nossa história.
E a revolução se espalhou no país todo. »» BISE a convenção tem de um lado os GirondinosE contra eles aparecem os Jacobinos.E o terror todo mundo já conhece.
Quem cortou cabeças foi Robespierre. »» BISFrança tem revolução. (repete 4 X)
FONTE: http://soprahistoriar.blogspot.com.br/search/label/Revolu%C3%A7%C3%A3o%20Francesa
Assinar:
Postagens (Atom)