segunda-feira, 1 de julho de 2013

Saeb: Avaliações serão realizadas entre 11 e 21 de novembro



Saeb: Avaliações serão realizadas entre 11 e 21 de novembro

26/06/2013
 
 
As provas da edição de 2013 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão aplicadas entre os dias 11 21 de novembro próximo, em todas as unidades da Federação. O Saeb é composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, e pela Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana).
Estudantes de escolas da rede pública de todo o país com turmas do 5º ano do ensino fundamental serão submetidos em novembro a avalições previstas no Saeb (Foto: Tereza Sobreira/MEC – 3/9/10)
Estudantes de escolas da rede pública de todo o país com turmas do 5º ano do ensino fundamental serão submetidos em novembro a avalições previstas no Saeb (Foto: Tereza Sobreira/MEC – 3/9/10)
O resultado da Ana está previsto para 31 de maio de 2014. Em 31 de julho do próximo ano serão conhecidos os da Anresc e da Aneb.
Compõem a Aneb provas de leitura, matemática e questionários aplicados a um grupo (amostra) de estudantes do quinto e do nono anos do ensino fundamental regular e do terceiro ano do ensino médio das redes pública e particular. Da Anresc, participam todas as escolas com pelo menos 20 estudantes do quinto e do nono anos do ensino fundamental regular, matriculados em escolas públicas de zonas urbanas e rurais. Serão aplicadas provas de leitura, matemática e questionários.
Portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicada nesta terça-feira, 25, estabelece a inclusão, em caráter experimental, do teste de ciências a alunos do nono ano do ensino fundamental da Anresc e do nono ano do ensino fundamental e do terceiro do ensino médio da Aneb. A aplicação implica dois dias de provas.
A Ana contará com provas de leitura e escrita e de matemática. Serão avaliados estudantes matriculados no terceiro ano do ensino fundamental de escolas públicas das áreas urbana e rural organizadas no regime de nove anos.
Portaria do Inep nº 304, de 21 de junho de 2013, com as normas e o cronograma das avaliações, foi publicada noDiário Oficial da União desta terça-feira, 25, seção 1, página 33.


Autor: MEC
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18833:avaliacoes-serao-realizadas-entre-11-e-21-de-novembro-&catid=211&Itemid=86

sábado, 29 de junho de 2013

Vamos salvar o meio ambiente


Turma da Mônica: Um plano para salvar o mundo

        É cada vez mais necessário que todos os homens se conscientizem da necessidade de preservação do meio ambiente. O planeta terra pede socorro, uma vez que as pessoas não sabem conviver com a natureza, extrai as riquezas de forma abusiva e desrespeitosa. O fato de não pensar no futuro e não ter uma consciência ecológica tem contribuído para a degradação do meio ambiente. É preciso que os jovens possam ser colaboradores no processo educativo em prol do meio ambiente.
       A Turma da Mônica mostra como em pequenas ações podemos estar salvando o mundo. Podemos conviver com a natureza, extraindo suas riquezas e forma saudável e consciente. Todos precisamos tomar muito cuidado com utilizamos o meio ambiente, pois uma natureza sadia repercutirá em uma sociedade saudável.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fardamento de Educação Física 
Escola Municipal Professor Edgard Santos
7º ano A/2013
8ª série A/2013

7º ano C/2013

Composição do fardamento: 

Bermuda em malha de elanca;
Camiseta regata em malha PV.

8ª série A/2013
Arte Barroca em sabão: Arquitetura da cidade de Crisópolis-BA

BARROCO
Origens e Características do Barroco

O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.

Contexto histórico 

O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e
expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de irregularidade.

O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características do barroco estão presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com frequência.

BARROCO EUROPEU


As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
O pintor renascentista italiano Tintoretto é considerado um dos precursores do Barroco na Europa, pois muitas de suas obras apresentam, de forma antecipada, importantes características barrocas.
Podemos citar como principais artistas do barroco: o espanhol Velásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubens.

BARROCO NO BRASIL

O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
No campo da Literatura, podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno". Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro. 

Outro importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões.



8ª série B/2013

Fonte do texto: http://www.suapesquisa.com/barroco

terça-feira, 25 de junho de 2013

Parecer do CNE sobre hora-atividade

Parecer do CNE sobre hora-atividade

parecerNa última semana, o parecer número 18 de 2012 do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Básica, que trata da hora-atividade, foi aprovado por unanimidade em reunião do Conselho.


A relatora do parecer é Maria Izabel Noronha, presidente da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), filiada à CNTE. 
Neste link você tem acesso ao conteúdo do parecer 18/12, que aguarda a atualização oficial no site do MEC. 
  Fonte: http://www.cnte.org.br/index.php/comunicacao/noticias/12042-acesse-o-parecer-cne-ceb-n-18-12.html
Bem vindos a CRISÓPOLIS

sexta-feira, 21 de junho de 2013


REVOLUÇÃO FRANCESA


Música: Chi bom bom – As Meninas

França tem revolução. (repete 4 X)


Terceiro Estado em situação precária

É só quem trabalha e também quem paga imposto  »»    BIS

E a nobreza cada vez fica mais rica.
E a burguesia cada vez ta mais aflita.   

E o resultado todo mundo já conhece

(Que) tá faltando pão lá na mesa do pobre.   »» BIS

França tem revolução. (repete 4 X)


Com a Bastilha começou a nossa história.

E a revolução se espalhou no país todo.     »» BIS

E a convenção tem de um lado os Girondinos
E contra eles aparecem os Jacobinos. 

E o terror todo mundo já conhece.

Quem cortou cabeças foi Robespierre.  »»  BIS

França tem revolução. (repete 4 X)
 Link da música: http://www.4shared.com/mp3/Lmu3cEdU/09-revoluo_francesa.html
FONTE: http://soprahistoriar.blogspot.com.br/search/label/Revolu%C3%A7%C3%A3o%20Francesa

Filme - O menino de Carvão - Sem Direito de Ser
Um emocionante filme que retrata o grave problema da exploração do trabalho infantil.

Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.
O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos,e países emergentes como no Brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
Apesar de os pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes puni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil

Homenagem aos Professores

A Escola Municipal Professor Edgard Santos, tem a honra de parabenizar os professores por sua dedicação a arte de ensinar, contribuindo para formação acadêmica e social dos crisopolenses.

PDDEREX - Caixa Escolar

Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.
O demonstrativo abaixo apresenta os valores de capital e custeio que a Escola Municipal Professor Edgard Santos recebeu para o exercício 2013. Ficamos muito felizes com estes valores que contribuem para a autonomia financeira da escola, garantindo a gestão democrática e participativa.
 
 Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php/?option=com_content&id=12320; http://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.PDDEREX_4_PC?p_ano=2013&b_ver=3&p_cgc=02831715000111&p_tip=E&p_prog=02