sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fardamento de Educação Física 
Escola Municipal Professor Edgard Santos
7º ano A/2013
8ª série A/2013

7º ano C/2013

Composição do fardamento: 

Bermuda em malha de elanca;
Camiseta regata em malha PV.

8ª série A/2013
Arte Barroca em sabão: Arquitetura da cidade de Crisópolis-BA

BARROCO
Origens e Características do Barroco

O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.

Contexto histórico 

O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e
expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de irregularidade.

O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características do barroco estão presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com frequência.

BARROCO EUROPEU


As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
O pintor renascentista italiano Tintoretto é considerado um dos precursores do Barroco na Europa, pois muitas de suas obras apresentam, de forma antecipada, importantes características barrocas.
Podemos citar como principais artistas do barroco: o espanhol Velásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubens.

BARROCO NO BRASIL

O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
No campo da Literatura, podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno". Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro. 

Outro importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões.



8ª série B/2013

Fonte do texto: http://www.suapesquisa.com/barroco

terça-feira, 25 de junho de 2013

Parecer do CNE sobre hora-atividade

Parecer do CNE sobre hora-atividade

parecerNa última semana, o parecer número 18 de 2012 do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Básica, que trata da hora-atividade, foi aprovado por unanimidade em reunião do Conselho.


A relatora do parecer é Maria Izabel Noronha, presidente da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), filiada à CNTE. 
Neste link você tem acesso ao conteúdo do parecer 18/12, que aguarda a atualização oficial no site do MEC. 
  Fonte: http://www.cnte.org.br/index.php/comunicacao/noticias/12042-acesse-o-parecer-cne-ceb-n-18-12.html
Bem vindos a CRISÓPOLIS

sexta-feira, 21 de junho de 2013


REVOLUÇÃO FRANCESA


Música: Chi bom bom – As Meninas

França tem revolução. (repete 4 X)


Terceiro Estado em situação precária

É só quem trabalha e também quem paga imposto  »»    BIS

E a nobreza cada vez fica mais rica.
E a burguesia cada vez ta mais aflita.   

E o resultado todo mundo já conhece

(Que) tá faltando pão lá na mesa do pobre.   »» BIS

França tem revolução. (repete 4 X)


Com a Bastilha começou a nossa história.

E a revolução se espalhou no país todo.     »» BIS

E a convenção tem de um lado os Girondinos
E contra eles aparecem os Jacobinos. 

E o terror todo mundo já conhece.

Quem cortou cabeças foi Robespierre.  »»  BIS

França tem revolução. (repete 4 X)
 Link da música: http://www.4shared.com/mp3/Lmu3cEdU/09-revoluo_francesa.html
FONTE: http://soprahistoriar.blogspot.com.br/search/label/Revolu%C3%A7%C3%A3o%20Francesa

Filme - O menino de Carvão - Sem Direito de Ser
Um emocionante filme que retrata o grave problema da exploração do trabalho infantil.

Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.
O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos,e países emergentes como no Brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
Apesar de os pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes puni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil

Homenagem aos Professores

A Escola Municipal Professor Edgard Santos, tem a honra de parabenizar os professores por sua dedicação a arte de ensinar, contribuindo para formação acadêmica e social dos crisopolenses.

PDDEREX - Caixa Escolar

Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.
O demonstrativo abaixo apresenta os valores de capital e custeio que a Escola Municipal Professor Edgard Santos recebeu para o exercício 2013. Ficamos muito felizes com estes valores que contribuem para a autonomia financeira da escola, garantindo a gestão democrática e participativa.
 
 Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php/?option=com_content&id=12320; http://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.PDDEREX_4_PC?p_ano=2013&b_ver=3&p_cgc=02831715000111&p_tip=E&p_prog=02

Normas mais rigorosas na alimentação escolar visam promover a saúde e evitar doenças

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) determinou normas mais rigorosas para garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos das redes públicas e evitar doenças como hipertensão e obesidade. A partir de agora, por exemplo, fica mais limitada a quantidade de sódio e a oferta de doces na alimentação escolar.
(Foto: portal FNDE)
(Foto: portal FNDE)
A quantidade máxima de sódio em uma refeição é de 400 mg. No caso de duas refeições, não pode ultrapassar 600 mg. Para período integral e oferta de três ou mais refeições, o sódio total é de, no máximo, 1.400 mg. Os doces ou preparações doces, por sua vez, ficam limitados a duas porções por semana, sendo que cada uma não pode ter mais do que 110 kcal.
“Com essas medidas, nós queremos promover a alimentação mais saudável possível e prevenir as doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade, hipertensão e aumento do colesterol, entre outras”, afirma Rosane Nascimento Silva, coordenadora de Alimentação e Nutrição do PNAE.
Responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou as novas regras na edição de ontem, 18, do Diário Oficial da União (DOU). A Resolução do FNDE nº 26/2013 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar no âmbito do PNAE.
O PNAE também aumentou o leque de produtos proibidos na alimentação escolar. Além de refrigerantes e refrescos artificiais, estados e municípios não podem comprar com os recursos do FNDE bebidas e concentrados à base de xarope de guaraná ou groselha, chás prontos para consumo e outras bebidas similares. “Isso é açúcar puro e tem baixo valor nutricional”, diz Rosane.
A resolução determinou ainda que os alunos de creches em período parcial recebam no mínimo duas refeições, com pelo menos 30% das necessidades nutricionais diárias supridas. No caso de creches em período integral, devem ser ofertadas no mínimo três refeições, suprindo ao menos 70% das necessidades nutricionais diárias.
“Os alunos das creches estão numa importante fase do crescimento e precisam de um aporte maior de nutrientes e refeições mais fracionadas”, completa a coordenadora.
Com a publicação da Resolução nº 26/2013, o PNAE também ampliou o seu atendimento. Todos os alunos que estudam em tempo integral passam a ser contabilizados nos repasses financeiros feitos pelo FNDE. Antes o programa abrangia apenas os estudantes de ensino integral de escolas inscritas no Programa Mais Educação, do Ministério da Educação.
Além disso, os alunos do ensino regular público que também tiverem matrícula em instituição de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em turno distinto, serão atendidos duplamente pelo PNAE.
A nova norma alterou ainda a metodologia para apuração de preços de mercado para a compra direta da agricultura familiar. Antes a referência eram os preços praticados no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Agora, o valor terá como base o preço médio pesquisado em, no mínimo, três mercados.
A resolução também traz a nova sistemática de prestação de contas do programa, feita por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC – Contas Online), e modificações referentes ao Conselho de Alimentação Escolar, entre outras alterações.
Veja a íntegra da Resolução nº 26/2013
Autor: FNDE
http://www.fnde.gov.br/fnde/sala-de-imprensa/noticias/item/4627-normas-mais-rigorosas-na-alimenta%C3%A7%C3%A3o-escolar-visam-promover-a-sa%C3%BAde-e-evitar-doen%C3%A7as

terça-feira, 18 de junho de 2013

Prestação de Contas PDDE 2012


Saldo reprogramado do Exercício anterior:      Capital: R$ 658, 61     Custeio: R$ 749,22

Valor Recebido no exercício: Capital: 5.705, 11       Custeio R$ 8.557, 67        Total: R$ 14.262,78

Valor total da receita: Capital: R$ 6.363,72             Custeio: R$: 9.545, 60   Total: R$ 15909.32

PAGAMENTOS EFETUADOS          

Maskate (CNPJ: 73.693.665/0004-44) - {Capital} R$ 2.522,20 (Nº da Nota - 033.2012)
MasKate (CNPJ: 73.693.665/0004-44) {custeio} R$ 5.909,40 (Nº da Nota - 033.211)
Adauri José Dantas (CNPJ: 34.102.764/0001-00) {custeio} R$ 2.579,50 (Nº da nota - 000.134)
Executiva Comércio Maq. e Equip. LTDA (CNPJ: 14.729.826/0001-09) {capital} R$ 1.040,00 (Nº da Nota 009.409)