domingo, 28 de abril de 2013

A Tarde na Escola



A Escola Municipal Professor Edgard Santos desenvolve o projeto A Tarde na Escola.O projeto visa o desenvolvimento da prática da leitura a partir do suporte textual "jornal". Através deste veículo as crianças tem acesso as diferentes gêneros textuais e absorvem de forma dinãmicas diversas notícias e informações do Brasil e do mundo. A professora Credilza Marques, lecionando a disciplina de Língua Portuguesa abraçou o projeto e sente-se muito feliz em ver seus alunos empolgados ao ler e explorar o jornal em sala de aula.

sábado, 5 de janeiro de 2013

TEXTO SOBRE GESTÃO ESCOLAR


                                  TEXTO SOBRE GESTÃO ESCOLAR

                    A escola publica é um espaço privilegiado para o exercício da democracia, pois sua função deve estar diretamente ligada aos interesses da população em geral. Ao fazer tal afirmação, queremos mostrar a necessidade de uma convivência participativa, para que todos os atores envolvidos na escola possam participar na busca de objetivos comuns. Isso implica em desenvolver a capacidade de debater, elaborar, organizar e aceitar as regras que são estabelecidas coletivamente. Segundo Romão (1997:34) O projeto da escola não é responsabilidade apenas de sua direção. Ao contrário, numa gestão democrática, a direção é escolhida a partir do reconhecimento da competência e liderança de alguém capaz de executar um trabalho coletivo.
               O principio da gestão democrática tal como foi prescrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9396/96) e estabelecido na Constituição Brasileira de 1988, Art. 206 inciso VI, provoca um novo aprendizado no fazer pedagógico-político e administrativo da escola. Dentre os princípios colocados nestes documentos legais destacamos 4 (quatro) deles, alem da gestão democrática, sobre os quais os gestores e toda a comunidade escolar devem estar atentos nos projetos pedagógicos de cada instituição escolar, são eles: a) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; b) liberdade de aprender, de ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; c) pluralismo de idéias e concepções pedagógicas...; d) garantia de padrão de qualidade.
             É importante destacarmos o trabalho coletivo como condição para o exercício de uma gestão democrática. A gestão é a canalização dos processos internacionais, do trabalho conjunto, para se chegar uma decisão e, o gestor é aquele que assume a responsabilidade de liderar e mobilizar a comunidade escolar e local para atingir os objetivos do projeto da escola. De acordo com LIBÂNEO (2001:78) a gestão é a atividade pela qual mobilizamos meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico - administrativo.
              O desenvolvimento de atividades e ações coletivas na prática fruto de interesse e vontade das comunidades escola e local é a forma de exercitar a democracia. Não é uma tarefa fácil. A presença de vária idéias e diferentes pontos de vista geram conflitos, contradições, mas só o diálogo entre professores, equipe gestora e comunidade, podem contribuir na efetivação de um projeto de escola, que busque a qualidade do ensino e o sucesso do aluno. Ao elaborarmos um projeto político- pedagógico, ao redigirmos o regimento Escolar, ao organizarmos os Conselhos da instituição educacional e outras formas de organização da escola, devemos estar atentos para a consolidação dos princípios de uma gestão democrática.
            Alem disso é de fundamental importância, ressaltar o papel do educador como sujeito na mediação pelas transformações sociais, extremamente necessárias em nosso país, qualquer que seja a função que ele ocupa na estrutura da escola, a explicitação da escola publica como espaço possível para a concretização de uma educação voltada para os interesses da sociedade brasileira, revertendo uma distorção, que perdurou durante muito tempo, na nossa trajetória educacional, na qual a educação popular era exclusivamente identificada como educação informal e a autonomia da escola é o ponto de partida para a construção de uma gestão democrática. Nessa perspectiva, a escola deve construir a sua identidade para gerir o processo de construção do conhecimento, passando do discurso à ação refletida, contando com a liderança dos seus educadores e dos meios necessários para o exercício e cumprimento de sua função social, construir o conhecimento por meio de uma ação democrática com vistas a emancipação humana.
          A escola precisa ser transformada num espaço de debates, de estudos, de questionamentos, de planejamentos e de decisões de forma participativa. São fundamentais os trabalhos em parcerias, as reflexões coletivas e socializadas, baseadas no diálogo e na solidariedade de equipe. O processo educacional só se transforma e se torna mais competente na medida em que seus participantes tenham consciência de que são co-responsáveis pelo seu desenvolvimento e seus resultados. (LÜCK,p.76).
          A escola deve ter clareza dos limites sócio-histórico e conflituosos e, sobre tudo, das possibilidades de uma pratica social que favoreça a articulação, a valorização profissional, a capacitação continuada e a qualidade do ensino.
         A gestão contemporânea é composta por diferentes personagens que executam atribuições diferenciadas na escola. Pensando assim, por meio da gestão democrática pretende-se assegurar recursos para melhorar a qualidade de ensino visando a integração e participação de todos envolvidos no processo educacional. Nesta perspectiva existe a necessidade de que haja articulação e determinações relacionadas ao cotidiano escolar, não apenas entre os funcionários da escola, aos pais, professores e alunos, mas também com a comunidade local. Assim, entende que a atuação dos profissionais, tem o objetivo de transformar a educação, visando uma sociedade mais justa, atuante e participativa.    

Autor: Nélson Santiago Filho


sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Apresentação de dança afrobrasileira 
I Gincana Estudantil Juventude na Escola

Apresentação Literaria 
A cigarra e a formiga




O ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Crisópolis-BA, teve início no dia 06 de fevereiro de 2012 e finalização no dia 14 de dezembro de 2012, perfazendo um total de 200 dias letivos. Durante este período organizamos eventos de integração entre toda a comunidade escolar. A programação abaixo demonstra as atividades realizadas durante o ano letivo.

Fevereiro - Jornada Pedagógica
Maio/Agosto/Outubro - Reunião de pais e mestres
Junho - Festa junina
Agosto - Festa do Estudante, com apresentações artísticas dos alunos e atração musical.
Agosto - I Gincana Estudantil Intercolegial Juventude na Escola
Setembro - Festival literário
Outubro - Homenagem aos professores.
Dezembro - encerramento do ano letivo.
Dezembro - Avaliação Final, Aulas de Recuperação e Recuperação Final.

Perfil da comunidade de entorno

A comunidade crisopolense e formada por cidadãos trabalhadores que tem como principal atividade econômica o plantio e o cultivo do solo, destacando-se o plantio da mandioca. O comércio da cidade é pequeno, na maioria das vezes os munícipes deslocam-se a cidades como Alagoinhas e Tobias Barreto – SE para comprar roupas e calçados.
A cidade possui uma infraestrutura organizada, com praças, Unidade Mista de Saúde, Banco do Brasil e Bando do Bradesco, clínicas, postos de saúde, escolas, lojas. A feira livre que ocorre as quartas-feiras atrai toda a população para comprar frutas, verduras, cereais, carne para abastecer as famílias durante toda a semana. Este é o dia mais movimentado na cidade.
Ocorrem festejos em homenagem a padroeiros em todas as comunidades rurais do município. Estes são momentos de tradição e lazer que alegram os munícipes e visitantes.


Perfil dos estudantes

Os discentes são oriundos da Zona Urbana e Rural do Município, os quais pertencem a classe média e classe pobre da sociedade crisopolense, com um padrão construtivo caracterizado por casas próprias e térreas.
Há alunos oriundos de famílias desestruturadas, que passam por problemas afetivos e sociais, que geralmente são encaminhados ao Conselho Tutelar e CRAS para acompanhamento e atendimento, visando diminuir a situação de vulnerabilidade do educando. 


quarta-feira, 28 de novembro de 2012


 Estrutura física da escola


 A estrutura física da Unidade de Ensino é composta 10 salas de aula, biblioteca, 01 sala de diretoria e secretaria, 04 banheiros, cozinha, laboratório de informática. Há ainda um espaço livre nos fundos da Escola, usado para as aulas de Educação Física e recreação.
Vale ressaltar que a parte física da escola precisa de uma reforma a fim de tornar o ambiente mais agradável para os discentes e professores. Além do mais é necessário a construção de uma quadra de esportes, laboratório de ciências e ampliação da biblioteca. 




Estrutura organizacional da escola

        A Escola Professor Edgard Santos, é classificada como Unidade de Grande Porte, atendendo mais de novecentos alunos. A equipe gestora é composta por 1 gestor (Lúcio Silva dos Santos), três vice-diretores (Maria Cristiane Matos, Veléria Dantas de Almeida e Nelson Santiago Filho) e uma secretária (Maria Imaculada). Não há coordenador pedagógico para dar suporte a professores e alunos, desta forma a Direção procura suprir esta carência auxiliando os professores no planejamento e estimulando o trabalho com projetos pedagógicos.
     O atual diretor possui licenciatura em pedagogia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, tem uma experiência de 10 anos de docência e há exatamente 10 meses tem assumido a liderança desta instituição de ensino. Desenvolve um trabalho pautado na gestão democrática e participativa, contando com a colaboração dos vice-diretores, colegiado escolar e comunidade local em definir objetivos e metas, bem como na execução do PPP.
      O quadro abaixo apresenta o corpo docente e administrativo da escola com sua respectiva formação acadêmica.

Nome
Cargo
Formação básica
Especialização(ões)
Carga horária
Turno de trabalho
Vínculo
Adauto Fernandes da Silva
Professor
Graduação
-
40h
Vesp/Not
Concursado
Adriana da Silva Brito
Professor
Graduação
Psicopedagogia
40h
Mat. /Vesp
Concursada
Alda Carvalho dos Santos
Merendeira
Fundamental Incompleto
-
30h
Mat.
Concursada
Aline do N. Monteiro
Professor
Graduação
Gestão de Pessoas
40h
Mat. /Not.
Concursada
Ana Dionísia A. Santos
Merendeira
Fundamental Incompleto

30h
Vesp.
Concursada
Ana Maria Silva Dantas
Professor
Graduação
-
40h
Mat./Vesp
Concursado
Aristeu Fernandes da Silva
Professor
Graduação
-
40h
Mat./Vesp
Concursado
Celma Alves Costa
Professor
Magistério – E. Médio
-
20h
Mat.
Concursado
Cleriston de Jesus Santiago
Professor
Graduação
-
40h
Mat. /Vesp
Concursado
Credilza Marques Pereira
Professor
Graduação
Psicopedagogia 
40h
Mat. /Not.
Concursado
Delvace Almeida da Costa
Merendeira
Fundamental Incompleto

30h
Mat.
Concursada
Edene G. de Miranda
Professor
Graduação
-
20h
Not
Concursado
Edvânia Alves de Oliveria
Professor
Graduação
-
20h
Not
Concursado
Eráclito Pereira da Silva
Professor
Graduação
-
20h
Mat.
Concursado
Franklin dos Santos Souza
Professor
Graduação
-
20h
Mat
Concursado
Gertudio Ferreira da Silva
Vigilante
E. Médio
-
40h
Not.
Concursado
Giuvaneide Alves da Silva
Professor
Graduação
-
20h
Mat.
Concursado
Iolanda Oliveira Mendes
Merendeira
E. Médio
-
30h
Vesp.
Concursada
Isabel Cristina M. Dantas
Professor
Graduação
-
40h
Mat./Vesp
Concursado
Ivan Pedro de Oliveira
Professor
Graduação
-
40h
Vesp/Not
Concursado
Jaciara Argolo S. Santiago
Professor
Graduação
-
40h
Mat./Vesp
Concursado
Jeluse Barreto dos Santos
Professor
Graduação
-
20h
Not
Concursado
Jerusa Dantas Barreto
Professor
Graduação
-
40h
Mat/Not
Concursado
João Bispo de Oliveira
Professor
Graduação
Psicopedagogia
20h
Vesp
Concursado
João Ílio Alves dos Santos
Aux. Serv. Gerais
Graduação

40h
Mat./Vesp
Concursado
Joice Barreto S. Almeida
Professor
Graduação
Gestão Escolar
20h
Vesp/Not
Concursado
Jose Carlos de Melo Souza
Porteiro
Fundamental Completo
-
30h
Vesp.
Concursado
José Ernesto A. da Silva
Professor
Magistério
-
40h
Vesp/Not
Concursado
Josefa Paixão B. Andrade
Professor
Magistério
-
40h
Mat./Vesp.
Concursado
Laurindo Paulo dos Santos
Porteiro
Fundamental Incompleto
-
30h
Not.
Concursado
Leonor Menezes D.  Silva
Professor
Magistério
-
20h
Not
Concursado
Lúcia de Fátima M. Santos
Professor
Graduação
-
20h
Mat.
Concursado
Luciano Ferreira da Silva
Vigilante
E. Médio
-
40h
Not.
Concursado
Lucidalva de M. Santana
Professor
Graduação
-
20h
Mat./Vesp
Concursado
Lúcio Silva Santos
Diretot
Graduação
-
40h
M/V/N
Concursado
Maria Aparecida S. Reis
Professor
Graduação
-
40h
Mat./Vesp
Concursado
Maria Cristiane S.  Matos
Professor
Graduação
-
40h
Mat./Vesp
Concursado
Maria de Fátima S. Santos
Merendeira
Fundamental Completo
-
30h
Not.
Concursada
Maria do Carmo  Barbosa
Merendeira
Fundamental Incompleto
-
30h
Not.
Concursada
Maria Imaculada  Menezes
Secretária
E. Médio
-
40h
Vesp./Not
Concursada
Maria Nilza Alves da Silva
Merendeira
E. Médio
-
30h
Not.
Concursada
Maria Virgem dos S. Brito






Maricéia Dantas de Aguiar
Professor
Graduação
-
20h
Mat./Vesp.
Concursado
Paula da Silva Brito Alves
Professor
Graduação
-
40h
Mat./Vesp
Concursado
Paulo Alberto J. Santiago
Professor
Graduação
Psicopedagogia
40h
Mat./Vesp
Concursado
Polliana Mendes  Oliveira
Professor
Magistério
-
20h
Mat./Vesp.
Concursado
Reizone de Oliveira
Merendeira
Fundamental Incompleto
-
30h
Not.
Concursada
Renivaldo Moreira dos Reis
Porteiro
Fundamental Incompleto
-
30h
Mat./
Concursado
Rosália Farias dos Santos
Merendeira
Fundamental Incompleto
-
30h
Not.
Concursada
Rosane Márcia F. de S. Brito
Professor
Graduação
Psicopedagogia
20h
Vesp
Concursado
Rubilene Dantas Costa
Professor
Graduação
-
20h
Not
Concursado
Selma do Monte Santos
Merendeira
Fundamental Incompleto
-
30h
Not.
Concursada
Sileide da Silva Matos
Merendeira
Fundamental Incompleto
-
30h
Not.
Concursada
Silmara da Silva Santiago
Professor
Graduação
-
20h
Mat.