terça-feira, 27 de novembro de 2012

        Escola Municipal Professor Edgard Santos
        Educando e Construindo Valores para Vida


A Escola Municipal Professor Edgard Santos há 32 anos serve à população do município de Crisópolis-BA, hoje com aproximadamente 20.056 habitantes (Censo IBGE/2010). Atende ainda às comunidades rurais de suas imediações, no equivalente a 30% de seu alunado atual (Arquivo da Escola- dezembro/2010). Assiste a 915 alunos do Ensino Fundamental de 6° ao 9° ano, no período diurno e à Educação de Jovens e Adultos - EJA, no horário noturno.
A instituição está situada à Rua Recife, n° 141, centro do município. Foi criada pela Lei n° 91 de 13 de março de 1978, e reconhecida através da Resolução do Conselho Estadual de Educação n° 78/1999. Esta cadastrada no Ministério da Educação sob o número INEP 29153123. Para manter contato com pais, alunos, funcionários da escola e prestação de informações ao público utiliza-se  o telefone nº 75 98305126, e e-mail: escolaedgardsantos@hotmail.com. 
Seus recursos humanos é constituído de 01 diretor, 03 vice-diretores, 03 porteiros, 13 serventes, 02 vigilantes, 01 secretária escolar, 4 auxiliares administrativos, 01 coordenadora pedagógica e 33 professores, em sua maioria com formação em pedagogia, apenas uma pequena quantidade possui licenciatura em suas respectivas disciplinas de atuação.
A escola vem se firmando como instituição educativa no município, não só visando melhorar qualitativamente os serviços que vem prestando à comunidade, bem como, ampliá-los para atender à demanda da sua própria evolução, atrelada ao crescimento da população estudantil, no que conta com a participação direta do governo municipal através da Secretaria de Educação e Cultura que vem se preocupando com o ensino de qualidade para seus munícipes. De acordo dados do INEP, a nossa escola obteve a nota 3,5 no IDEB mensurado em 2011. Este número indica que pracisamos avançar muito mais na oferta de um ensino pautado na qualidade e gestão participativa.
A proposta pedagógica pautada na teoria sócio-interacionista de Vygotsky, atrelada ao regimento escolar, enfatiza o compromisso da instituição em promover uma educação dentro dos padrões estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD 9394/96).