sábado, 5 de janeiro de 2013

TEXTO SOBRE GESTÃO ESCOLAR


                                  TEXTO SOBRE GESTÃO ESCOLAR

                    A escola publica é um espaço privilegiado para o exercício da democracia, pois sua função deve estar diretamente ligada aos interesses da população em geral. Ao fazer tal afirmação, queremos mostrar a necessidade de uma convivência participativa, para que todos os atores envolvidos na escola possam participar na busca de objetivos comuns. Isso implica em desenvolver a capacidade de debater, elaborar, organizar e aceitar as regras que são estabelecidas coletivamente. Segundo Romão (1997:34) O projeto da escola não é responsabilidade apenas de sua direção. Ao contrário, numa gestão democrática, a direção é escolhida a partir do reconhecimento da competência e liderança de alguém capaz de executar um trabalho coletivo.
               O principio da gestão democrática tal como foi prescrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9396/96) e estabelecido na Constituição Brasileira de 1988, Art. 206 inciso VI, provoca um novo aprendizado no fazer pedagógico-político e administrativo da escola. Dentre os princípios colocados nestes documentos legais destacamos 4 (quatro) deles, alem da gestão democrática, sobre os quais os gestores e toda a comunidade escolar devem estar atentos nos projetos pedagógicos de cada instituição escolar, são eles: a) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; b) liberdade de aprender, de ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; c) pluralismo de idéias e concepções pedagógicas...; d) garantia de padrão de qualidade.
             É importante destacarmos o trabalho coletivo como condição para o exercício de uma gestão democrática. A gestão é a canalização dos processos internacionais, do trabalho conjunto, para se chegar uma decisão e, o gestor é aquele que assume a responsabilidade de liderar e mobilizar a comunidade escolar e local para atingir os objetivos do projeto da escola. De acordo com LIBÂNEO (2001:78) a gestão é a atividade pela qual mobilizamos meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico - administrativo.
              O desenvolvimento de atividades e ações coletivas na prática fruto de interesse e vontade das comunidades escola e local é a forma de exercitar a democracia. Não é uma tarefa fácil. A presença de vária idéias e diferentes pontos de vista geram conflitos, contradições, mas só o diálogo entre professores, equipe gestora e comunidade, podem contribuir na efetivação de um projeto de escola, que busque a qualidade do ensino e o sucesso do aluno. Ao elaborarmos um projeto político- pedagógico, ao redigirmos o regimento Escolar, ao organizarmos os Conselhos da instituição educacional e outras formas de organização da escola, devemos estar atentos para a consolidação dos princípios de uma gestão democrática.
            Alem disso é de fundamental importância, ressaltar o papel do educador como sujeito na mediação pelas transformações sociais, extremamente necessárias em nosso país, qualquer que seja a função que ele ocupa na estrutura da escola, a explicitação da escola publica como espaço possível para a concretização de uma educação voltada para os interesses da sociedade brasileira, revertendo uma distorção, que perdurou durante muito tempo, na nossa trajetória educacional, na qual a educação popular era exclusivamente identificada como educação informal e a autonomia da escola é o ponto de partida para a construção de uma gestão democrática. Nessa perspectiva, a escola deve construir a sua identidade para gerir o processo de construção do conhecimento, passando do discurso à ação refletida, contando com a liderança dos seus educadores e dos meios necessários para o exercício e cumprimento de sua função social, construir o conhecimento por meio de uma ação democrática com vistas a emancipação humana.
          A escola precisa ser transformada num espaço de debates, de estudos, de questionamentos, de planejamentos e de decisões de forma participativa. São fundamentais os trabalhos em parcerias, as reflexões coletivas e socializadas, baseadas no diálogo e na solidariedade de equipe. O processo educacional só se transforma e se torna mais competente na medida em que seus participantes tenham consciência de que são co-responsáveis pelo seu desenvolvimento e seus resultados. (LÜCK,p.76).
          A escola deve ter clareza dos limites sócio-histórico e conflituosos e, sobre tudo, das possibilidades de uma pratica social que favoreça a articulação, a valorização profissional, a capacitação continuada e a qualidade do ensino.
         A gestão contemporânea é composta por diferentes personagens que executam atribuições diferenciadas na escola. Pensando assim, por meio da gestão democrática pretende-se assegurar recursos para melhorar a qualidade de ensino visando a integração e participação de todos envolvidos no processo educacional. Nesta perspectiva existe a necessidade de que haja articulação e determinações relacionadas ao cotidiano escolar, não apenas entre os funcionários da escola, aos pais, professores e alunos, mas também com a comunidade local. Assim, entende que a atuação dos profissionais, tem o objetivo de transformar a educação, visando uma sociedade mais justa, atuante e participativa.    

Autor: Nélson Santiago Filho